quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Canónigos


Nome Científico: Valerianella locusta

Planta da moda ainda pouco conhecida entre os portugueses, considerada "gourmet" por alguns gastrossexuais. Plantada por uma minoria embora cresça no estado selvagem em toda a zona temperada da Europa, Ásia Menor e Cáucaso; consome-se praticamente só na Europa!...

Excelente verdura que pode substituir ou complementar os vegetais tradicionais como a alface, o agrião ou até a rúcula... Simplesmente em salada, ou como decorativa num prato fica sempre apelativa!.... Cada um pode realçar o toque gourmet à sua imaginação!

Os canónigos são ricos em vitaminas, minerais e ácido fólico e possuem um valor calórico muito baixo, podendo ser usados para dietas de emagrecimento.

Curiosidade: Parece que o nome de canónigo atribui-se ao facto de muitas vezes ser encontrada nos jardins das residências dos párocos.

Tenho ainda a dizer-vos que eu já plantei canónigos e que também os colhi... e não sou pároco!!!... E a floreira serviu perfeitamente....

******************************************************************************

Mon ami Yannick ,

Je te remercie de l'envoi des graines de mâche. Abraço!

10 comentários:

Nicole disse...

Que saiba nunca provei. Eu que adoro saladas tenho de experimentar mais este ingrediente.

Unknown disse...

Achei bastante interresante o seu blog,também desconhecia esta,parabens pelo blog,bjs Alexis..

Nicole disse...

Ok... come-se mais ou menos em sandes com atum! Eheh

Obrigada por partilhares,

Nic

Ruiva disse...

Coloquei o teu post no meu blog sobre os canónigos... não me esqueci de dizer a fonte. Adorei o teu post!

Anônimo disse...

Gosto de canonigos em salada, compro-os nos super mercados.
Poderia cultivá-los, só que nunca encontrei sementes à venda.
Será que alguém me pode informar onde as poderei encontrar?

Obrigado

A. Traquina

Sebast disse...

Eu já plantei canónigos, mas realmente não os comprei cá, pois também não os encontrei à venda.... Os meu vieram de França, um amigo meu enviou-me.

soraya disse...

eu também ja experimentei...e são excelentes,o sabor não é tão forte como a rúcula, e ficam lindos nas saladas.
soraya

Anônimo disse...

Olá
Numa pesquisa sobre Valerianella locusta ou alface de cordeiro, ou canónigos vim parar ao seu blog.
Hoje comprei umas sementes no Lidll na Batalha, ainda havia muitas embalagens.
Nunca comi. Vou semear e depois provar.

Anônimo disse...

Canónigos, valeriana, ou lá como lhe queiram chamar, são maravilhosos.Adoro!Como quase sempre em salada. De sabor bastante agradável e tenros, prefiro-os de longe à salada de alface. No nosso país não estão muito divulgados e os que se semeiam lá para cima para o Norte em estufas, destinam-se quase todos para esportação: Espanha é o principal importador.

Anônimo disse...

Olá,

conheci esta planta o ano passado em França e este ano já a tenho na minha horta, tem um sabor delicado e fica muito bem numa salada de tomate com um molho simples. Nham nham :D

cumprimentos,

Kasia